Antes de te responder, temos uma informação importante:
Mesmo que você recorra a uma multa, você deverá pagá-la para a Kovi através da Central do Motorista. Caso o recurso seja aprovado e a multa seja anulada, a Kovi te restituirá o valor, ok? Fique de olho nessa informação para evitar bloqueios no seu carro.
Sabendo disso, confira o passo a passo para recorrer a uma multa:
1 - Junte os seguintes documentos:
- CNH do condutor infrator indicado;
- Cópia do documento de identificação pessoal;
- Cópia do CRLV;
- Requerimento de defesa de autuação (no site do Detran);
- Cópia da notificação de autuação (disponibilizado pela Kovi) e Documento de representação (procuração da locadora - disponibilizado pela Kovi).
2 - Reúna todas as provas que contradizem a aplicação da notificação. Ou seja, os erros presentes na notificação, no processo de abordagem do agente de trânsito e/ou nos prazos.
3 - Leve tudo até o órgão responsável pela multa aplicada (o endereço consta na notificação) dentro do prazo de 30 dias corridos, contados da data de expedição da notificação de autuação. Depois disso, o prazo para julgamento é de 60 dias, sob risco de anulação. Nesta fase, são analisados os erros formais (erro na identificação do veículo, falta de dados do radar, local da infração incompleto, inconsistência na descrição ou qualquer outro erro que possa haver nos dados na notificação). Se você ganhar esta defesa, o processo administrativo é cancelado e arquivado e não gera a notificação de penalidade.