Como faço para melhorar minha Nota de Direção?

 

1 - Mantenha distância segura: isso garante que você tenha maior tempo de reação para frear e desviar de outros motoristas, buracos ou objetos nas vias, minimizando-se não só o desconforto de uma freada forte, mas também o risco de colisão traseira e redução da sua nota.
2 - Atenção total na direção: não distraia-se usando o celular ou fazendo qualquer outra coisa que tire a atenção ou uma das mãos do volante. Assim, você aumenta sua capacidade de prever acidentes e evita ter que tomar decisões rápidas e perigosas em situação de risco.
3 - Siga em velocidade compatível com as condições e a via: além de respeitar o limite de velocidade da via, é preciso ajustar a velocidade de acordo com a condição da pista, visibilidade e clima. Em caso de chuva, neblina, pista molhada ou outras condições ruins, é preciso reduzir ainda mais a velocidade. Desta forma, você ganha mais tempo para reagir a uma situação de risco e aumenta o campo de visão, reduzindo o risco de multas, acidentes e melhorando sua Nota por consequência.
4 - Acelere e freie com suavidade: procure sempre antecipar seus movimentos de frenagem e aceleração e faça-os com suavidade. Acelerar com muita força geralmente obriga o motorista a frear bruscamente em seguida prejudicando duplamente a Nota de Direção. Abaixo, dicas importantes:

  • Reduza a velocidade ao ver que o trânsito está parando;
  • Não freie em cima de lombadas e valetas;
  • Não force a passagem em sinal amarelo;
  • Não acelere antes de ladeiras na subida;
  • Siga sempre engrenado em descidas íngremes;
  • Use corretamente as marchas do veículo;

5 - Ajuste a velocidade antes de curvas: não deixe para fazer isso quando já estiver realizando a curva. Frear bruscamente no meio da manobra aumenta muito o risco de acidente e prejudica sua Nota. Avalie com antecedência o quão fechada é a curva e esteja atento à sinalização.
6 - Não acelere com força na curva: a aceleração na saída ou durante a curva é tão importante quanto a redução de velocidade na entrada. Quanto maior a aceleração, maior a chance de você perder o controle e ter sua Nota prejudicada.

 

 

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 7 de 7